Autoridade sim, mas sem soberba!

Uma das principais bases do sucesso profissional é estabelecer a sua autoridade na área em que você atua. E, por estabelecer a sua autoridade, quero dizer construir um nome digno de respeito.

Quero dizer posicionar a sua marca no mercado de tal maneira que, quando alguém procurar um ótimo profissional da sua área, o primeiro nome que surja na mente daquela pessoa seja o seu.

Agora, existe um engano muito comum que alguns profissionais cometem e que acaba prejudicando o seu sucesso: confundir Autoridade com Soberba.

Reproduzi abaixo um texto sobre esse tema, escrito por minha grande amiga Priscilla de Sá, Psicóloga, Coach de Carreira e Palestrante de Liderança Feminina – www.priscilladesa.com. Ela define de uma forma muito especial e própria essa questão.

Embora a Priscilla tenha dito essas palavras dirigidas originariamente a Palestrantes, é bastante claro que elas servem para todas as áreas profissionais. Acompanhe:

Subir no palco é uma exposição muito grande. Falar ao microfone é percebido, por muita gente, como um ato de coragem. Isso é o suficiente para acionar o botão do julgamento implacável de boa parte da plateia.

Por isso precisamos, a todo momento, provar a nossa Autoridade.

Autoridade, no nosso caso, não pode se dar apenas pela função de Palestrante ou porque alguém antes de nós apresentou o nosso currículo. É preciso que ela seja legitimada pelo público, para que a mensagem não se perca!

Mas, de que forma podemos ganhar Autoridade no palco, sem incorrermos no pecado da Soberba?

  1. Mostrando domínio do tema: Quem são suas fontes? Que autores você cita? Que livros você leu que o seu público ainda não leu? Que pesquisas você conduziu ou acompanhou? Dados técnicos, conceitos e estudos são fundamentais para atestar o seu conhecimento de causa.
  2. Provando conhecimento do mercado: Qual é a sua expertise? Que casos você vem colecionando ao longo da carreira? De que associações você participa? Quem são seus colegas, clientes e mentores? Prática comprovada é essencial para validar a sua competência.
  3. Demonstrando humanidade: Quando foi que você errou e o que você aprendeu com isso? Os empresários mais confiáveis são os que já quebraram ao menos uma vez. Um fracasso pode valer mais que um MBA!
  4. Falando “bobinho”: Como você fala dos seus grandes feitos? Com o peito estufado e entonação de locutor de rádio dos anos 50? (Urgh!). Nada mais eficaz para bloquear a receptividade da plateia do que um palestrante arrogante. Então, mesmo que você tenha beijado a Angelina Jolie, na hora de contar isso fale com a mesma simplicidade com que você contaria que foi pagar uma conta no banco. Humildade engrandece!
  5. Exalando amor: Você está centrado em você, no cachê, no slide, no microfone, no passador de slides, OU está com o foco naquelas vidas que você quer ajudar a transformar? Um dos maiores questionamentos que a plateia faz, o tempo todo, é “qual é a intenção desse cara?”. Não se esqueça de cuidar de ajudar sua plateia.
  6. Cuidando da coerência: Todos esses itens têm de estar presentes e afinados,
    como instrumentos de uma orquestra, quando você estiver no palco e também fora dele. Trabalhe o seu estado emocional a caminho do evento para estar 100% conectado com o propósito que move você.

Agora, pare e avalie: Qual desses itens é o seu ponto forte? Qual deles você está trabalhando para aprimorar? E qual deles você precisa efetivamente melhorar?”

……….

Então, para concluir, resta-me reforçar aqui que quem tem autoridade verdadeira é, acima de tudo, humilde.

Certo de sua capacidade e de seu valor, o profissional que tem autoridade está sempre pronto a continuar a aprender e a ajudar todos os que dele precisam.

Pense sobre isso!

 


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Um forte abraço,

Gilberto Cabeggi 
Escritor e Assessor de Escritores e de Palestrantes

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