Apenas 30 Segundos (É Tudo O Que Você Precisa Para Ter Mais Sucesso)

Apenas 30 segundos. Isso é tudo o que você precisa para alavancar as suas vendas e ampliar o seu sucesso. Quer ter sucesso na sua comunicação com clientes, parceiros, amigos e pessoas do seu convívio pessoal? Quer que as pessoas entendam a sua mensagem e comprem as suas ideias?

Então, divida toda a sua apresentação em blocos de 30 segundos.

Estudos na área da comunicação levaram à seguinte conclusão: a mente humana só pode absorver novas informações por um período máximo de 30 segundos de cada vez. Depois disso, a mente se dispersa.

 

Experimente agora: ligue o cronômetro e comece a ler (ou ouvir) sobre um tema que você queira compreender. No primeiro momento em que você sentir que passou a não entender o que lê ou ouve (sentir que “deu um pequeno branco”) pare imediatamente o relógio. Verifique o tempo marcado. Com certeza, já terá passado de 30 segundos!

Você já tentou cronometrar algum anúncio de televisão? Se fizer isso, vai perceber que em geral eles são dimensionados para caberem em 30 segundos, ou menos. É claro que isso tem também a ver com o preço do tempo em TV ser muito alto, mas tem principalmente a ver com a otimização dos recursos que o anunciante investe – afinal, ninguém quer pôr dinheiro em algo que não funcione. E está provado cientificamente que 30 segundos funcionam muito melhor.

Portanto, se você tem algo a dizer, quebre sua mensagem em blocos de 30 segundos, com um pequeno “intervalo” entre um bloco e outro – intervalo esse que você poderá inclusive usar para perceber o interesse do seu ouvinte no que você diz.

Assim você conseguirá manter a atenção das pessoas por muito mais tempo.

Se você vai fazer uma palestra, ou uma apresentação para um grupo, use o mesmo princípio. Construa várias minipalestras em sequência. Isso ajuda muito a compreensão pelo público. É claro que cada minipalestra deverá ter muito mais do que 30 segundos, senão seria uma palestra inviável. Mas, a cada vez que tiver uma mensagem muito forte para passar para o seu ouvinte, procure transmiti-la de uma só vez, usando no máximo 30 segundos.

 

Quer ter uma ideia do que significam 30 segundos?

Então leia este artigo todo, em voz alta. Você vai levar em torno de 2 minutos.

Agora leia em voz alta apenas o trecho acima que está escrito em itálico e em azul, e marque o tempo. Você vai perceber que vai levar em torno de 30 segundos para ler toda aquela mensagem.

Depois de feito esse exercício, com certeza você vai pensar mais cuidadosamente em como sintetizar suas mensagens.

Pense sobre isto:

Como você pode usar apenas 30 segundos, de modo a fazer uma grande diferença ao transmitir a sua mensagem?

 


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Um forte abraço,

Gilberto Cabeggi 
Escritor e Assessor de Escritores e de Palestrantes

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