Recusaram meu livro! E agora?

Recusaram meu livro! E agora? Acredito que você já tenha passado por isso.

Acredito que é até possível que você já tenha finalizado o seu livro e o tenha enviado para uma série de editoras, em busca de publicação. Mas, infelizmente, não conseguiu atrair o interesse de nenhuma delas.

Quem sabe você obteve até algumas respostas – negativas, é claro, mas educadas −, falando de “quem sabe numa próxima oportunidade, ou quem sabe numa outra editora…”, o que o deixou ainda com esperanças.

Mas você esperou, esperou, esperou… O tempo passou e nenhuma resposta positiva veio.

“Recusaram meu livro! Como pode isso? O meu livro é tão bom!… Dediquei tanto tempo a ele!… Como podem recusá-lo assim, sem nem mesmo dar-me uma chance?” – foi isso que você pensou, não foi?

Sinto dizer-lhe que a situação atual no mercado editorial não é muito animadora. Mas, calma! Isso tem solução.

Também quero lhe dizer que o problema pode não ser com você, nem com o seu livro. A dificuldade costuma vir também, e principalmente, da própria realidade do mercado editorial. Para deixar você mais tranquilo quanto a isso, digo que também já recusaram meu livro várias vezes – e, no entanto, hoje tenho mais de 150 mil exemplares vendidos, entre os diversos títulos que já escrevi e publiquei.

Embora muitas editoras digam que publicam novos autores (aqueles que ainda não têm nome feito no mercado), no final das contas, o que elas levam em conta mesmo é o risco do investimento que vão fazer em um livro (que é muito maior quando o autor não é conhecido).

Ou seja, um livro de um autor conhecido tem muito mais chances de dar retorno financeiro para as editoras do que um livro de um autor novato.

Em resumo: a maioria das grandes editoras raramente publica obras de autores novos (até existem algumas que publicam, mas cobram uma verdadeira fortuna do autor). Para elas, autores novos representam um risco de investimento muito alto. “E num mercado tão concorrido, não vale muito a pena apostar!” – é assim que elas pensam.

Porém, embora seja uma realidade dura para os novos autores, isso está certo para as editoras, estrategicamente falando. Não tenha dúvida alguma de que se você fosse um editor seguiria pelo mesmo caminho. Afinal, editoras são empresas e empresas visam lucro.

Mas, recusaram meu livro… Calma, não desanime! O mercado de livros está mudando, com todas as inovações tecnológicas que estão chegando. E boas alternativas têm surgido.

Isso significa que em breve você terá muitas outras opções para publicar o seu livro, viáveis e mais baratas, com menor risco financeiro. Quais são elas? Tenho certeza de que você já ouviu falar em três das principais:

− Impressão sob demanda (de até mesmo um único exemplar);

− Impressão digital (de pequenas quantidades de livros);

− E-books (o livro eletrônico).

Pois bem, essas são apenas algumas das novas opções de publicação de livros que estão ganhando força no mercado e que abrirão muitas portas para os novos autores, apaixonados por suas obras e que querem vê-las sendo lidas pelo maior número possível de pessoas.

É claro que é um processo diferente de ter seu livro publicado por uma grande editora. Mas, dependendo da sua necessidade, esses novos processos irão atendê-lo plenamente.

Vamos precisar ainda de um tempinho (bem pouco tempo) para que essas alternativas tomem forma, se estabeleçam e se consolidem no mercado editorial. Mas pode ter certeza: elas vêm por aí com muita força e abrindo muitas oportunidades para os novos autores.

Quem sabe em breve alguma dessas soluções que estão surgindo, com as mudanças que estão ocorrendo por aí, vai realizar o seu sonho de ser escritor?

Afinal, há muitos bons escritores que só aguardam uma oportunidade para publicar suas obras. E de mostrar ao mundo toda a beleza e utilidade do seu trabalho. Acredito muito que você pode ser um deles.

Tenho muita esperança, e muita certeza, de que essas e outras novas oportunidades surgirão e se consolidarão muito em breve!

Vou manter você informado sobre isso. Acompanhe comigo os próximos artigos aqui no site e se prepare para os novos tempos, onde você vai ter mais espaço como escritor.

Lembre-se: mantenha a esperança e se anime… Dias melhores estão surgindo para quem tem muito a dizer em um livro!

 

Por enquanto, em vez de se desgastar pensando muito no “recusaram meu livro”, fique um pouco mais com estas perguntas e escreva as respostas para elas, até que isso fique bem claro para você:

1-Por que publicar o meu livro é importante para mim?

2-Por que publicar o meu livro será importante para outras pessoas?

3-Tenho esperança de que as novidades do mercado de livros sejam úteis para publicar o meu livro? De que maneira serão úteis?

 

Nas nossas próximas conversas, vamos nos entender mais sobre esse e outros temas importantes para você que é ou quer se tornar um escritor de sucesso, ou que precisa escrever um livro para estabelecer com mais força a sua autoridade e a sua presença no seu mercado de trabalho.

 


Clique aqui e conheça o livro “Antes de Escrever Seu Livro”.
E domine Os Segredos Que Fazem os Livros de Sucesso.

.

.

.


 

Um forte abraço,

Gilberto Cabeggi 
Escritor e Assessor de Escritores e de Palestrantes

Ajudando você a transformar ideias em livros de sucesso
https://gilbertocabeggi.com.br

 



 

Livros: http://bit.ly/cabeggi01
Site: https://gilbertocabeggi.com.br
Face: http://bit.ly/FacebookGCwp
Linkedin: http://bit.ly/LinkedinGCwp

4 Replies to “Recusaram meu livro! E agora?”

  1. Já estou com meu livro pronto e fazendo trabalho com as histórias que criei, acredito que já é um caminho, pois escrevi histórias e estou contando elas, passando para as pessoas e divulgando também. Agora quero editar, em mostra o caminho, como faço quero levar o livro para todas as pessoas.

    1. Oi Raquel,

      Como o seu texto já está escrito, o ideal seria você submeter o seu livro a uma Leitura Crítica Profissional, para verificar como está a estrutura da sua mensagem, como está a construção do livro, e outros detalhes técnicos. Isso é fundamental nessa fase do processo, para que o seu texto fique pronto para levar a sua mensagem para um número maior de pessoas e para que você possa transformar seus leitores em fãs.

  2. Suas ponderações e dicas, caro Gilberto, foram preciosas para mim, exatamente neste momento em que estou concluindo a escrita do primeiro livro e preciso definir estratégias para editoração, publicação/lançamento etc.
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *