Ponderação – Antes, dê um passo atrás

Ponderação é a palavra. É nela que está o segredo do equilíbrio e de uma vida mais rica e feliz.

Hoje em dia, cada vez mais, agimos pela precipitação. É a pressa desenfreada que nos faz ansiosos e com frequência nos afasta do que há de melhor na vida.

Existem duas frases bem conhecidas que nos dizem exatamente isso: “O apressado come cru” e “O segundo rato é o que come o queijo… O primeiro fica preso na ratoeira”…

Por isso, pondere antes de agir. Da próxima vez, antes de sair afobado tentando resolver algo, pare, dê um passo atrás e pense nestas verdades:

Consciência: antes de falar ou escrever, pense melhor.

Aquilo que você diz ou escreve atesta o que você pensa e reforça o que você é. Mais ainda, comprova a sua intenção e o que há em seu coração. Portanto, só diga ou escreva se for para deixar algo bom no mundo.

Justiça: antes de julgar, espere pelos fatos.

Lembre-se que os fatos dizem por si o que tem de ser dito. Não seja você aquele que vai julgar o seu irmão. Primeiro, porque você não tem esse direito. Depois, nem ao menos tem essa condição – afinal, você não vive na pele do outro para saber o que o move.

Prudência: antes de gastar, ganhe.

Endividar-se não é a melhor opção. Quando você deve, entrega junto o seu sossego. É um preço alto demais para pagar, qualquer que seja o benefício que receba em troca.

Respeito: antes de falar, escute.

Quando conversar com alguém escute o que ele diz. Quando você fizer uma pergunta, ouça a resposta. Quando der sua opinião, seja consciente. Adote por hábito mais ouvir do que falar. E nunca diga o que não precisa ser dito. Jamais se coloque em uma situação em que tenha que dizer para si mesmo “perdi uma ótima oportunidade de ficar calado”.

Ponderação: antes de acusar, reflita.

Não seja aquele que aponta o dedo para um irmão. Acusação é algo muito sério. Nunca levante um testemunho pelo simples prazer de acusar. Você não sabe o quanto aperta o sapato do outro. E por isso não pode julgar a sua dor. E uma acusação leviana mancha a sua reputação muito mais do que a de quem você acusa.

Perseverança: antes de desistir, tente mais uma vez.

Em tudo o que você fizer é permitido errar. Porque é dos erros, mais do que dos acertos, que sai o seu aprendizado, o seu amadurecimento na vida. Não se sinta derrotado jamais. Sempre tente mais uma vez, quando seu coração diz que você está no caminho certo.

Pureza: antes de orar, perdoe.

Você não entra em uma casa encerada com os pés sujos de lama. Da mesma forma, não deve ter seu coração sujo pela mágoa, quando visita a sua fé. Orar a Deus exige que se tenha perdoado a todos aqueles que o magoaram. Senão a sua oração não será sincera e não será verdadeira. Quando você perdoa, sua oração entrega a Deus a pureza de seu coração e de suas intenções.

Portanto, da próxima vez que você for agir, em qualquer situação, respire fundo, pare, sinta o momento, consulte seus valores e pense também no outro. Só depois tome, com consciência e clareza, a sua decisão.

Ponderação é o segredo. A sua vida só começa a mudar a partir de si mesmo. O que você conquista em sua alma se reflete em tudo mais!

Pense bem sobre isso! 


Clique aqui e conheça o livro “Antes de Escrever Seu Livro”.
E domine Os Segredos Que Fazem os Livros de Sucesso.


Um forte abraço,

Gilberto Cabeggi 
Escritor e Assessor de Escritores e de Palestrantes

Ajudando você a transformar ideias em livros de sucesso
https://gilbertocabeggi.com.br



7 Replies to “Ponderação – Antes, dê um passo atrás”

    1. Olá Zelina!

      TENHO UM PRESENTE PARA VOCÊ:

      Uma Sessão Gratuita de Coaching Editorial.

      Será uma sessão com duração de 30 minutos, via Skype, em que você poderá tirar suas dúvidas sobre como escrever e publicar o seu livro.

      Envie um e-mail para [email protected] para confirmar e agendar a sua sessão.

      Um forte abraço,

      Gilberto Cabeggi
      Escritor e Assessor de Escritores, de Coaches e de Palestrantes

      Ajudando você a transformar ideias em livros de sucesso.
      https://gilbertocabeggi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *