5 Dicas Para Escrever Um Conto

Talvez agora, depois de ler o título deste artigo, você esteja se perguntado: “qual é a vantagem de escrever um conto, se eu não sou escritor?”

Talvez você esteja se perguntando o que ganha contando um conto, ou mesmo se tem algo interessante para contar para os outros… Será que isso passou pela sua cabeça?

Venda suas ideias

Bem, a verdade é que contar uma boa história pode fazer toda diferença quando você quer vender suas ideias ou seus produtos, ou se pretende formar a opinião das pessoas em torno de um assunto.

Contar histórias é a forma mais antiga de passar conhecimento e informações entre as pessoas. Mais ainda: é uma forma poderosa de influenciar pessoas!

Contar um bom conto é também uma técnica que tem sido muito explorada atualmente como ferramenta de apoio para o marketing e as vendas. O nome que se usa para isso hoje é Storytelling – você já deve ter ouvido falar!

Um conto envolvente faz uma conexão emocional e íntima com as pessoas, o que ajuda muito a inspirar ação e provocar mudanças na vida de muita gente. Somos fortemente influenciados por histórias e pela forma como as interpretamos.

Para você escrever uma boa história

Para você escrever uma boa história, um bom conto, deve levar em conta alguns detalhes importantes:

1 – Ao criar o enredo do conto, siga uma estrutura básica como a seguir:

  • Introdução do tema: Situe o leitor no contexto da história;
  • Criação de uma situação de angústia a ser resolvida pelo personagem principal;
  • O clímax da história, onde o personagem principal passa pelos piores momentos de sua vida;
  • A solução do problema que aflige o personagem principal;
  • A comemoração da vitória.

2 – Envolva o leitor

Faça a história fluir, envolva o leitor e o conquiste de tal modo que ele passe a torcer pelos personagens – e que muitas vezes até se imagine no papel desse personagem. Para isso, existem alguns pontos com que você deve ter muito cuidado:

  • Defina muito bem o personagem principal, de modo que ele pareça existir de verdade (faça o mesmo com os demais personagens);
  • Evite repetições de palavras e de ideias;
  • Não deixe que o conto seja cansativo;
  • Não superestime e nem subestime a inteligência do leitor;
  • Induza o leitor a pensar. Não diga o que é óbvio;
  • Elimine explicações e descrições desnecessárias;
  • Trabalhe com parágrafos curtos;
  • Trabalhe com capítulos curtos.

3 – Dê vida aos personagens

Construa a história de modo verossímil, isto é, de modo que o leitor acredite na história enquanto a lê. Para isso, lembre-se de acrescentar ao enredo doses de ironia, de humor, de graça, de desgraça, e outros ingredientes mais, pois isso tudo faz parte da vida.

4 – Leia muito

É simples de entender esse conselho. A sua criatividade funciona muito melhor quando você dá à sua mente matéria-prima para trabalhar. Se você não lê, suas bases de pensamento ficam fracas e vai chegar uma hora em que vai faltar material na construção do seu conto.

5 – Escreva muito

O aprimoramento vem com a prática. Quanto mais você pratica, melhor seu texto fica.

Você já ouviu falar da “Regra das 10 mil horas”? Essa é uma ideia que foi lançada por Malcolm Gladwell, em seu livro “Fora de Série – Outliers”.

Segundo essa regra, se você quer ter sucesso, tem que passar pelo menos 10 mil horas praticando. Se observarmos com cuidado, veremos que os grandes especialistas de todas as áreas em geral já passaram desse número de horas, em termos de praticar a sua especialidade.

Comece a praticar

Agora que você sabe a importância de contar uma boa história e quais são os pontos de que você deve cuidar melhor para ter bons resultados, é hora de pôr mãos à obra e começar a escrever seus contos, que o ajudarão a construir o seu sucesso.

Então, comece a escreve já! E pratique muito. Escreva muito!


Clique aqui e conheça o livro “Antes de Escrever Seu Livro”.
E domine Os Segredos Que Fazem os Livros de Sucesso.


Um forte abraço,

Gilberto Cabeggi 
Escritor e Assessor de Escritores e de Palestrantes

Ajudando você a transformar ideias em livros de sucesso
https://gilbertocabeggi.com.br

 



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *