Como Escrever Artigos Para Revistas e Blogs

Você precisa escrever artigos para revistas e blogs?

Sim, você pode, precisa e deve escrever para revistas e blogs, da mesma forma que deve escrever um livro sobre o que você faz. Porque quando você escreve sobre temas voltados para a área em que atua, sem dúvida alguma lança as bases para construir um dos grandes pilares que irão sustentar e ampliar a sua autoridade e o seu sucesso.

E tão importante quanto publicar um livro são também os artigos que você escreve e publica em revistas e blogs.

Qual é a importância de publicar um artigo?

Além da divulgação óbvia do seu trabalho, os artigos ainda ajudam a consagrá-lo como especialista naquilo que você faz. Você estabelece mais a sua autoridade e, é claro, também ganha mais credibilidade.

Mas é óbvio que o seu artigo tem que ser bem escrito, ou ele poderá trabalhar até mesmo contra você e frustrar seus planos de divulgação da sua atuação profissional.

Quer ver como isso funciona?

Leia o exemplo deste trecho abaixo, em itálico, com bastante atenção:

No momento em que publica um artigo em uma revista, ou em um Blog, você que é palestrante, consultor, profissional liberal, ou especialista dentro da área em que atua, fornece elementos para as pessoas conhecerem o seu trabalho e a sua maneira de pensar.

Não importa em que cidade, estado ou país você esteja estabelecido, seu nome chegará a todos os lugares onde seu artigo chegar e possivelmente a lugares que nunca você iria planejar ou imaginar. Porque cada leitor irá conhecer o seu trabalho e falar de sua ideia. E o melhor disso tudo é que se estima que:

1- Cada exemplar de uma revista que é distribuído seja lido pelo menos por três pessoas e comentado por outras três.

2- Cada exemplar de um livro que você publica é comentado, lido, emprestado e indicado para pelo menos mais duas pessoas.

3- Cada artigo de blog que você publica e que cai no gosto do leitor é compartilhado com pelo menos outras três pessoas.

Você já imaginou esse efeito multiplicador agindo na divulgação do seu trabalho?

É como uma bola de neve, com seu nome sendo projetado pelo que você compartilhou com o leitor e sendo comentado por todos aqueles para quem a sua mensagem teve significado e relevância.

O grande segredo para escrever artigos de sucesso

O segredo é: “Você deve capturar a atenção do leitor logo no início do artigo e despertar nele a vontade de continuar lendo”.

Para isso, você precisa criar um gancho forte com o título do artigo e depois já dizer ao leitor qual será o conteúdo que ele irá encontrar no seu artigo.

Basicamente, o seu artigo precisa responder de imediato a questões básicas como:

Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? Como?

Foi exatamente assim que eu escrevi este artigo. Repare no trecho acima, em itálico. Vamos separá-lo por partes, de acordo com essa orientação:

Quando? No momento em que publica um artigo em uma revista.

Quem? Você que é palestrante, consultor, profissional liberal, ou especialista dentro da área em que atua.

O quê? Fornece elementos para as pessoas conhecerem o seu trabalho e a sua maneira de pensar e reforça a sua autoridade no mercado.

Onde? Não importa em que cidade, estado ou país você esteja estabelecido, seu nome chegará a todos os lugares onde a revista ou o blog chegarem e possivelmente a lugares que nunca você iria planejar ou imaginar.

Por quê? Porque cada leitor irá conhecer o seu trabalho e falar de sua ideia – e o melhor: estima-se que cada exemplar de revista distribuído seja lido pelo menos por três pessoas e comentado por outras três…

Como? Você já imaginou esse efeito na divulgação do seu trabalho? É como uma bola de neve, com seu nome sendo projetado pelo que você compartilhou com o leitor do artigo e sendo comentado por todos aqueles para quem ele teve significado e relevância.

Percebeu como funciona? Mas, é claro que no restante do artigo você vai precisar elaborar, desenvolver, aprofundar esses elementos, com muito mais detalhes. Ou seja, você vai precisar mostrar para o leitor o quanto você realmente conhece do assunto. Vai precisar entregar ao leitor tudo o que prometeu no começo do artigo.

Então, agora proponho a você um exercício:

1-Escreva um artigo para revista, dentro da sua área de atuação, com no máximo 1500 caracteres.

2-Use obrigatoriamente a estrutura do “Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê? Como?”.

3-Antes de publicar o seu artigo, peça para duas ou três pessoas lerem e lhe darem um feedback sobre seu artigo. Depois faça as correções necessárias.

Pense sobre isto

Um bom artigo, bem escrito e cheio de conteúdo, publicado por uma revista ou um Blog relevante, vai ajudar muito no sucesso da sua carreira profissional. Então, ele vai valer cada minuto que você se dedicar a ele.

Este artigo faz parte do meu Programa de Orientação de Autores, que inclui  o livro “Antes de Escrever Seu Livro – Os Segredos Que Fazem os Livros de Sucesso”. Nesse livro, trago para você informações fundamentais para que possa aprimorar seu modo de escrever e já começar – ou continuar – a escrever seu livro e deixá-lo ainda mais interessante e com maior potencial de sucesso.


Clique aqui e conheça o livro “Antes de Escrever Seu Livro”.
E domine Os Segredos Que Fazem os Livros de Sucesso.


Um forte abraço,

Gilberto Cabeggi 
Escritor e Assessor de Escritores, de Coaches e de Palestrantes

Ajudando você a transformar ideias em livros de sucesso
https://gilbertocabeggi.com.br

 



 

 

 

6 ideias sobre “Como Escrever Artigos Para Revistas e Blogs

  1. Pingback: Escritor Gilberto Cabeggi

  2. Gilberto,

    Gostei muito das suas dicas, muito bom e adequado esse post.

    “Você deve capturar a atenção do leitor logo no início do artigo e despertar nele a vontade de continuar lendo”
    Muito boa essa dica, vou usar.

    Sucesso!

  3. Parabéns Gilberto! Por duas boas atitudes: a primeira e mais preciosa é pela disposição e gentileza em dividir o seu conhecimento com outras pessoas. E a segunda, claro que é a maneira que você escreve: clara, leve e de fácil entendimento.
    Se puder e quiser passar pelo meu blog, gostaria de saber a sua preciosa opinião.
    Gosto de críticas que me façam perceber o que e como preciso melhorar! O endereço do blog é: http://fatima.cruzferreira.com.br/blog

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *